quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Presépio Ecológico
Início da montagem
Travamento(detalhe)
Eu precisava gravar uma matéria para a TV Paulinas sobre Presépio em Família que irá ao ar dia 23 de Dezembro, pela TV Aparecida, às 7 da manhã. Então, resolvemos, Marchi e eu, construir um presépio ecológico. Começamos a partir de uma embalagem de televisão de papelão ondulado que serviu de base. Passando pelo parque do Ibirapuera coletamos de tudo um pouco: folhas de eucalipto de cores variadas, cascas de árvores, gravetos, folhas e cascas de bambu-gigante, palha de coco, restos de troncos ressecados que se assemelhavam à madeira petrificada. Também usamos cordas de fibra natural, papel crepom, alguns fios de cobre e cola.
Iniciamos, cortando a caixa de papelão ondulado, utilizando as duas partes maiores como base e a parede que iria ser o suporte da gruta. As bordas laterais foram parcialmente aproveitadas como estavam e as outras partes cortadas restantes serviram para sustentar o peso do presépio. Foram fixadas em forma de travamento por meio de encaixes, dispensando o uso de cola. Em seguida, começamos a fixar as cascas e troncos que fariam as paredes da gruta. Para o piso e partes do fundo da gruta foram coladas as cascas que o bambu solta entre os gomos. Elas tem um lado brilhante e acetinado e o outro é opaco. Preferimos deixar o lado opaco para cima, pois se assemelhava mais à textura arenosa do chão de uma gruta.
Estava na hora de preparar as figuras. Vimos que algumas folhas de bambu dobradas e amarradas davam a impressão de cabeças. Da mesma maneira, foram feitos os corpos com braços e pernas. Confeccionamos o manto de Maria cortando um retângulo de crepom azul e o capuz, modelando um quadrado de crepom colado sobre a cabeça. Assim, também foram construídos José e o menino Jesus. Pedacinhos de corda serviram para amarrar a cintura e outras partes do corpo. A barba de José foi feita de corda desfiada. Faltava fazer os animais. Estes, também foram modelados da mesma maneira: com grupos de folhas de bambu amarradas. O berço foi elaborado com palha seca de coco e galhos cortados e amarrados. Para o acabamento foram utilizadas folhas de eucalipto que têm colorações diferentes e enriqueceram a decoração das bordas e o espaço fora da gruta.
Finalmente, nosso presépio ficou pronto!
E aqui está ele, na sequência em que foi construído.
FELIZ NATAL A TODOS!! PAZ, SAÙDE E PROSPERIDADE! MUITOS LIVROS EM 2010!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário