Faleceu sábado, dia 15 de junho, em São Paulo, a escritora de livros infanto-juvenis aos 94 anos, Tatiana Belinky . Ela nasceu na Rússia, em 1919, mas morou no Brasil desde seus 10 anos de idade. A família Belinky saiu da atual São Petesburgo e imigrou para São Paulo para fugir dos conflitos da guerra.
Tatiana chegou a cursar Filosofia, mas deixou a faculdade ao se casar com Julio Gouveia, médico e educador, com quem teve dois filhos. Foi com ele que Tatiana começou a trabalhar, em 1948, com criações e traduções de peças infantis, além de terem feito a adaptação do "Sítio do Pica-pau Amarelo", de Monteiro Lobato, para a TV Tupi.
Também trabalhou com outras adaptações na TV Cultura e escreveu crônicas e críticas nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo.
O primeiro livro infanto-juvenil veio em 1985: "Limeriques", publicado pela editora FTD e inspirado nos limericks irlandeses. Desde então, não parou de escrever. Publicou mais de 250 livros e foi tradutora de muitas obras de autores russos, como os contos de Anton Tchekhov.
Tatiana recebeu homenagens da AEILIJ Paulista, quando eu era coordenadora regional da Associação, em novembro de 2007, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sinto-me honrada em ter conhecido a grande escritora e participado daquele momento tão importante.
Um abraço,
Regina Sormani
Nenhum comentário:
Postar um comentário