sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Às mestras e crianças, com carinho

Meus queridos!

Em outubro comemoramos algumas datas importantes: semana da criança, dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil e dia do Professor, tudo junto e misturado, como dizem por aí.
Na vida escolar de cada um de nós, certamente marcou presença a figura de um professor, aquele que de forma única e especial, contribuiu para nossa formação integral. Eu me recordo com carinho de algumas professoras que passaram pela minha vida de estudante. A professora do Jardim da Infância, dona Diomira, paciente e delicada, me abriu caminho para o teatro amador. Lembro-me das pequenas apresentações, com música e dança no espaço de eventos do Grupo Escolar Coronel Leite de Agudos. Os pais, compareciam às festas, orgulhosos, para apreciar a performance dos filhos. Era uma delícia!! No primário, quero citar dona Georgina, da 1ª série e dona Lourdes, da 4ª, firmes e carinhosas, educadoras de qualidade indiscutível. No ginásio, frequentei o colégio das freiras do Sagrado Coração, a figura frágil da Irmã Cláudia, freira alemã jamais saiu da minha memória. Bondosa, delicada, professora de francês e latim, conquistava as alunas pela doçura, coisa rara naquela época. Ela também me incentivou a gostar de teatro. Sob sua orientação, fui estrela de várias peças infantis, com destaque para "OS PASTÉIS", comédia que contava a história de certos pastéis que estariam envenenados e que terminava com todo o elenco devorando uma baciada dos tais pastéis. Ninguém passou mal, era tudo mentirinha, claro!
Na época do Colegial e da Faculdade, impossível esquecer da dra Maria da Glória De Rosa, magnífica professora de História da Educação, cidadã agudense, orgulho de todos nós. Ela me ensinou a dar valor à pesquisa histórica e a amar os grandes filósofos e pensadores cujos ensinamentos são praticados até os dias de hoje. Queridas mestras,obrigada de todo coração. Agradeço em nome da criança que fui e que, de certa forma, nunca deixei de ser.
Um forte e afetuoso abraço,
Regina Sormani

Nenhum comentário: