domingo, 28 de novembro de 2010

DOMINGO PEDE PALAVRA - 36

NATAL DAS MARAVILHOSAS LENDAS


Não adianta mandar a Bambina dormir, que o sono não obedece. Ela, como milhares de crianças, espera pela Befana, a velha feiticeira que virá carregada de presentes.
Ao ouvirem um sino as crianças sabem que ela se aproxima e as desobedientes ficam temerosas, pois a velha carrega também uma vara.
Befana vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e as crianças da Itália esperam por ela no dia 6 de janeiro.
O Natal tem mistérios e lendas. Vidas em lendas se transformam, como a do bispo na antiga Turquia que, disfarçado, deixava presentes nas janelas das crianças pobres durante a noite.
Eleito o santo protetor da Rússia, o velho São Nicolau é esperado em dezembro também pelas crianças holandesas e surge montado em seu belo cavalo branco.Os pequenos deixam seus sapatos de madeira ao lado das chaminés e uma porção de cenoura e água para o cavalo de SINTERKLAAS.
São Nicolau, Befana e o Papai Noel africano, que vem da floresta com um saco cheio de presentes, simbolizam a magia natalina, o encanto infantil que resistiu e resistirá nos próximos milênios, porque há algo além do comércio, algo que representa a alma do Natal.
Na Alemanha, as noites de guirlandas de ABETO esperam a visita de CHRISTKIND (menino Jesus) que trará os presentes.
Um dia um alemão decorou uma árvore de natal com maçãs, assim começou o costume, diz uma versão da lenda.
Na china de Hong Kong, um festival de paz e renovação (TA CHIU) com ofertórios e convocações espirituais, termina com a leitura dos nomes de todos os moradores da região. As crianças penduram as meias para esperar o DUN CHE LAO REN (o homem velho do Natal). Nas casas, árvores decoradas com lanternas são chamadas de “’árvores da luz”.
Na Índia, bananeiras são decoradas e os indianos vivem intensamente o Natal, que tem até presépio, revelando influência francesa.
Na Noruega, a sala onde fica a árvore de Natal permanece fechada até o final da ceia. Quando é aberta, a árvore aparece cheia de presentes e enfeites e todos cantam ao seu redor. Nenhuma família se esquece do prato de alimento para o gnomo protetor dos animais.
O Papai Noel da Noruega é o JULENISSEM (Santa Claus) e ele não se esquece de nenhum telhado.
Encanto, magia, lendas: assim é o natal no mundo. Velhinhos de barba branca ou uma velha feiticeira; guirlandas e árvores enfeitadas, anunciando luzes, esperanças, renovação e paz.
Ilusões? Mas como disse alguém: “a ilusão é a mãe da vida” e, enquanto houver uma só criança, a humanidade erguerá o seus olhos para o Natal, que um dia descerá definitivamente sobre a Terra.

MARCIANO VASQUES

Nenhum comentário: