Um querido amigo nos deixou. Dia 11 de junho recebemos a triste notícia: o cantor lírico, tenor, maestro, professor de canto erudito, o cidadão paulistano Benito Maresca havia falecido. Tinha 72 anos e estava hospitalizado há vários dias.
Em 1964, com a ópera Lucia de Lammermoor, Maresca iniciou, no Theatro Municipal de São Paulo, sua carreira profissional e durante 40 anos cantou e atuou nos palcos das grandes capitais, do Brasil e do exterior e em várias cidade do interior do estado. Por diversas vezes foi aclamado como "o maior de todos os tenores brasileiros".
Sua vida, porém, não foi apenas marcada pelo sucesso na profissão. Benito era um batalhador, preocupado com a situação do músico erudito brasileiro, as escassas oportunidades de trabalho, a falta de incentivo do governo, quadro este que, infelizmente, se perpetua até hoje.
Lecionou canto erudito durante 12 anos na USP, um professor competente, orientador e amigo dos alunos, os quais tratava como filhos.
Durante os últimos anos de vida passou a dar aulas em seu estúdio, no bairro do Cambuci, aqui na capital. Chegava a ministrar até dez horas de aula por dia, para atender aqueles que o procuravam. Vários alunos de Benito se destacaram no cenário lírico do Brasil e exterior.
Alunos, amigos, admiradores e profissionais do canto estiveram na sua despedida, no velório da Rua Lacerda Franco, dia 11 de junho. Integrantes do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo cantaram a Ave Maria de Gounod, numa demonstração de carinho e respeito pelo mestre.
Tivemos o privilégio de conhecê-lo pessoalmente. Benito era uma pessoa encantadora, sempre nos recebeu com aquela sua gentileza habitual. Adeus, caro amigo, já estamos com saudades...
Um beijo eterno,
Regina, Daniel e Gilberto Marchi
terça-feira, 14 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário