sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mensagem

Você é preconceituoso?


Há pouco tempo, mais um ataque homofóbico ocorreu na região da Paulista, SP. Em um país onde já sofremos com tantos bandidos, agora temos que nos preocupar com mais uma forma de violência. Todos se horrorizam com tamanha selvageria gratuita. Mas, contraditoriamente, cidadãos honestos e de boa índole passam o preconceito de geração a geração sem perceber.

As piadas com temática repugnante sobre loiras, pessoas feias, homossexuais, mulheres, estrangeiros, negros, religiosos, pobres e deficientes mentais ou físicos, permeiam o dia a dia das pessoas com tamanha naturalidade que o conteúdo fica disfarçado de inocência. O humor é o termômetro da cultura de um povo e é passado de geração a geração. Loiras e negros maravilhosos estão em todos os campos para mostrar que a capacidade intelectual do ser humano não varia com a cor da pele como faz um camaleão esperto. Homossexuais – gays ou lésbicas – honestos e trabalhadores estão em todos os segmentos. Conheço homens brancos, negros, orientais, de incontáveis religiões e naturalidades que são corruptos, desonestos, mentirosos, assim como o oposto. A preferência sexual de uma pessoal não significa promiscuidade. Padres e heterossexuais pedófilos, sim, merecem nossa preocupação.

E nossos irmãos portugueses que são constante alvo de piadas no Brasil: quando teremos alcançado o desenvolvimento desse país europeu? Convivemos com pessoas que não tiveram oportunidade na vida por terem nascido em um país em que o cidadão é órfão de Estado e rimos delas. Sei que o bom humor é a melhor qualidade que uma pessoa pode ter. Otimista, ela encara os problemas sem desespero e encontra soluções facilmente. Rir é um santo remédio. Todo mundo precisa de momentos de lazer e relaxamento, a mente humana não consegue criar se não houver uma válvula de escape.

Mas, observemos as alternativas: natureza, passeios ao ar livre, boa literatura, cinema, teatro, momentos de qualidade com crianças, amigos e familiares. Oralmente ou por emails, piadas de teor desumano não acrescentam nada a ninguém. Se for para rir, que seja de forma saudável, não à custa da inferiorização de outra pessoa. As crianças aprendem com o exemplo. Respeito é o melhor exemplo que se pode dar. Uma criança que escuta dos adultos uma piada sobre a falta de inteligência de uma pessoa loira, negra ou de Portugal, chegará à escola e tratará o colega com essas características de forma desrespeitosa, dando origem ao bullying e suas graves consequências. Vale a pena nos preocuparmos com o que falamos e fazemos perto dos pequenos. Talvez estejamos semeando preconceitos sem perceber, dentro da nossa própria casa, para nossos filhos, sobrinhos e netos.

Em várias culturas não se contam piadas preconceituosas. Nas que o fazem, há piadas sobre o Brasil também. Desagradável, não é? A imagem dos brasileiros no exterior não é a do povo mais inteligente e trabalhador do mundo. Quem mora aqui sabe que temos pessoas que trabalham do amanhecer ao anoitecer, contribuem para o desenvolvimento do mundo, pessoas brilhantes e dedicadas. O mais triste são os brasileiros que fazem piadas sobre compatriotas de outras regiões. Como se a inteligência fosse doença que só se pega em certos estados. Conheço brasileiros maravilhosos em todas as regiões do nosso país. Assim como há brasileiros, norte-americanos, africanos, europeus, etc., preguiçosos e desonestos, trabalhadores e honestos, em todos os cantos também. Sei que estou sendo repetitiva.

O certo é que toda afirmação generalizada é preconceituosa e irresponsável. Cada ser humano é único e fruto de suas escolhas e vivências. Resultado da sua capacidade de driblar a influência do meio. Portugal é um desses países em que o respeito ao próximo impera, onde rir do outro não faz parte do dia a dia porque estão muito ocupados trabalhando e construindo um país melhor. Não há violência nem bandidos pelas ruas. E nós achamos que eles não são espertos.



Por Simone Pedersen

http://www.simonealvespedersen.blogspot.com

Nenhum comentário: